A beleza de ser mulher

A beleza de ser mulher
Nada mais contraditório do que ser "Mulher" Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.

16 de julho de 2011

O não Dito

“Fulano partiu, sicrano foi mandado embora, beltrano foi o escolhido, este não serve, aquele é bom, isso eu quero e aquilo não mais.Será possível explicar o porquê as pessoas não conseguem ser 100% assertivas em suas explicações para os fatos acima?A cada dia vejo o quanto o ‘’não dito’’ acaba sendo tão – se não o mais – importante quanto o dito.Cada ser humano tem a sua forma de funcionar, uns têm a racionalização com mais frequência, quando estão diante de um fato logo explicam o porquê daquele fato. Alguns já preferem conferir o fato, sentir, tocar, pesquisar, cheirar, ouvir e então dar sua opinião. Já outros preferem intuir sobre, seguem a sua imaginação para pensar e definir algo. Outros agem por impulso, pelo lado emocional e se abatem conforme os seus sentimentos.A teoria acima pode ser explicada através das funções básicas da personalidade humana, descrita respectivamente por Jung: Pensamento, Sensação, Intuição e Sentimento.Mas em todos os fatos na vida existem aspectos considerados não ditos. É simplesmente impossível descobrir, sentir, ouvir, pensar e saber tudo! Se alguém acredita que sabe tudo nessa vida, com certeza sofrerá uma frustração enorme nos seus dias.E aqui fica o desafio – Sempre além do dito, é preciso saber que existe algo que não é falado, não é empírico e talvez nunca seja.O receber é tão importante quanto dar, e ouvir quanto falar.Acho interessante que este não dito é o que gera o conflito com a parte sombria de cada ser humano. Normalmente o que não me permito escutar é aquilo que mais preciso escutar.
Todos os exageros têm um pedido de socorro no fundo, gritando por equilíbrio. “
‘’Só sei que nada sei’’ (Sócrates)

Ágape

A importância da família

Tem coisa melhor no mundo que chegar em casa e ter alguém te esperando?
Alguém preocupado com você, perguntando sobre o seu dia, suas dificuldades, suas perdas e suas vitórias?
Alguém sempre disposto, com um ombro amigo, pronto para te ouvir, te abraçar?
Tem e não tem… Sua família, pai, mãe, irmão, avô, avó, sobrinhos, filhos, netos. Sem dúvida essas pessoas são importantíssimas na sua vida por “N” razões diferentes. Mas podem ter certeza que, todas são importantes para você, sem exceção. Engana-se aquele que se acha forte o suficiente para luta contra seus problemas, matando um leão por dia nessa selva de pedras. E que selva! Dificuldades, sentimentalidades, angústias, medos, enfim, a vida nos tráz problemas e/ou dificuldades, mesmo sendo bela! Mas para formar uma casa é preciso instrução e preparação, que começam antes do casamento. Não é possível imaginar que só haverá famílias felizes entre aqueles que fizeram um bom curso de noivos na Igreja onde se casaram. O “curso” para noivo, para pai, para mãe, para esposo, para esposa, começa a ser dado por pais em cada casa, de cada família. O lar, construído com amor e respeito, é o lugar onde os filhos são preparados para crescer no sentido da independência e de um modo de viver no mundo exterior. Uma família feliz, cresce e permanece unida !

15 de julho de 2011

Efeitos do Castigo Físico e Humilhante

Efeitos do Castigo FÍSICO

Os efeitos do castigo físico e humilhante não podem ser generalizados para todas as crianças, pois dependem da experiência de vida de cada um e da configuração familiar em que a criança encontra-se inserida. Entretanto, uma conseqüência direta do uso do castigo físico é o aprendizado, por parte da criança, de que a violência é uma maneira plausível e aceitável de se solucionar conflitos e diferenças, principalmente quando você está em uma posição de vantagem frente ao outro, principalmente física (como no caso do adulto frente à criança). E este aprendizado é transportado para outras relações da criança, como para a sua relação com um irmão mais novo, por exemplo. Também percebemos que, em muitos casos em que a criança sofre com castigos físicos e violências psicológicas freqüentes, ela pode apresentar um perfil retraído, introvertido. Se a criança não tiver uma rede de apoio forte (outros parentes ou outras pessoas que lhe sejam significativas e que lhe tratem de maneira diferente), a sua auto-estima fica tão comprometida que vemos como consequências a insegurança, o medo, a timidez, a passividade e a submissão.


O que me compõe ..

Em um tempo de delicadeza...
Serei a mais sólida vontade!
Começa a surgir uma nova metáfora
vertendo um manancial de maravilhas,
que tantas e tão grandes novidades
brotam travestidas de milagres.
E tudo pode ser subentendido...
...percebido no ar e em pensamentos não expressados!
Existe um novo desenho enfatizando a vida,
justificando esse inevitável silêncio.
Recomeçando sempre. Sempre.
Para não me deixar ser trancafiada em uma única fórmula
me reescrevo a cada renascimento
sem os limites das certezas falsas.
Eu...
Liberta da memória lógica que insiste a se projetar
estou a germinar de novo, surgindo de dentro
novamente apaixonada
pro novo...pra vida...
Transbordo em mim mesma num destino de águas contínuas!

 
Carmem Gomes


13 de julho de 2011

Não deixe a chama da esperança se apagar dentro de você.


Não desista jamais de continuar a luta,
mesmo que já tenha perdido muitas batalhas,
mesmo que pareça que suas forças se esgotaram,
que suas pernas fraquejam e o chão parece lhe faltar.


Prossegue, deixando o desânimo para trás
e perceberá que a medida que deixar a confiança brotar no seu íntimo,

passará a enxergar tudo ao seu redor com mais firmeza,
porque compreenderá que não está sozinho.


Tem fé!
E deixa que ela ilumine os seus passos
diante dos momentos de escuridão,
deixa ela ser o farol à sua frente diante da tempestade.


Confiemos, ainda há muitas páginas em branco para compor nossa história.

Avante!


As trevas são vencidas pelo sol a nascer a cada manhã.

Um arco–íris enfeita a nossa jornada.

A luz se acende dentro de nós e nos ligamos com o Alto.

E assim, a vida se renova, a cada instante...


Autora ( Maria do Socorro)