A beleza de ser mulher

A beleza de ser mulher
Nada mais contraditório do que ser "Mulher" Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.

19 de março de 2011

A Arte da convivência

Ao falar sobre a capacidade de nossos semelhantes em nos aborrecer estamos falando das frustrações, mágoas e irritabilidade que nossos semelhantes podem produzir em nós,em função dos seus atos,como: falta de gentileza,respeito,consideração e várias outras coisas... Conforme veremos adiante, de antemão podemos dizer que nossas frustrações, mágoas e irritabilidade, são proporcionais àquilo que esperamos dos outros; quanto mais esperamos, mais nos decepcionamos e sofremos. A verdade é que não devemos esperar nada de ninguém,pois quanto mais esperamos,mais nos surpreendemos e magoamos.Portanto, é bom fazermos tudo aquilo que fazemos sem esperarmos nada em troca, fazemos por uma questão de consciência. Se algo de bom vier de nossos semelhantes será um lucro agradável e, se não vier nada, será normal.O ser humano, apesar dos milhares de anos conseguindo se adaptar à natureza, conseguindo sobreviver às intempéries, aos terremotos, aos animais ferozes, às epidemias e a toda sorte de dificuldades e perigos que o mundo oferece, continua hoje sofrendo e sendo vítima daquilo que sempre lhe pareceu o menor dos perigos: seu semelhante e ele mesmo.Portanto, sozinhos não conseguimos viver e, paradoxalmente, com o outro também é difícil.Para compensar essa peça que a natureza nos pregou, fomos dotados de um atributo muito especial: somos capazes de mudar. Trata-se do livre arbítrio, ou seja, da capacidade de mudanças, de procurar um amanhã melhor que o hoje! Assim procedendo, estamos honestamente contribuindo para nossa felicidade. (Daniella Carneiro)

18 de março de 2011

A face da loucura- este texto é profundamente emocionante...

   
Este texto foi retirado do blog " faces de um poeta" impressionante ! Que profunda e dolorosa humanidade há em Lissa... o transbordar de todas as dores, desamores e desesperanças no desvairio da lucidez que cega os olhos.

                                                A face da loucura

Quatro gritos intermitentes, secos, numa rua acessível de pessoas normais. Após o desarranjo, um silêncio impregnado de túmulo. Os grandes olhos já não mais humildes faiscavam vingança. Atirou seu corpo no banco, como um saco velho de estopa, disforme e não completo, de um troço que me parecia flácido. A boca tomada por baba e mudez diabólica deu-me a suspeita de ser o tempo de respiração necessário, antes, que daquela caverna úmida logo saíssem monstros mitológicos. Minha intuição inequívoca farejava o temor e podia senti-lo na contração muscular da face de Lissa. Inevitável, pois havia resíduos de memória que baralhado ao ódio compunha efeito alucinógeno e, de volta ao desassossego, às palavras começaram a sair como setas envenenadas. Ela, já não suportava a dor ácida de toda uma vida de desamor e torturas, e despejava seu lixo em público. Cuspia imoralidades, frases desconexas imprimindo aos passantes, vergonha e repulsa. Imersa na obscuridade, Lissa saltava furiosa sobre os automóveis, como se fora matar dragões, como se fora matar seu verdugo, seu homem que a enchera de filhos, de dor e de solidão insana, e quanto mais desprezo lhe era favorecido, mais ruminava indecências. Eu queria correr ao seu encontro e dizer-lhe: Durma! Os dragões foram abatidos. Havia em mim, uma cumplicidade humana, talvez, eu quisesse tranqüilizar nossos medos, talvez, o meu temor fosse que os papéis se invertessem. Eu me via e ela não!Espreitava seu desatino, de dor uterina pungente, mas me sentia fixada ao chão por uma civilidade medíocre e todos se afastavam, porque não queriam se ver, não poderiam negar seus pedigrees. Eram normais!Lissa, não chorou e se reconheceu. Fez sinal ao primeiro ônibus e subiu. Sumiu e nunca mais eu a vi.

Mulher

 
O castelo mais forte e imponente
sentir-se-ia frágil e insignificante,
se comparado a grandiosidade do
teu ser.
 
Mulher
O rio mais puro e límpido pareceria
turvo na tela de qualquer pintor,
se perto de si tivesses a transparência
cristalina do teu EU.
 
Mulher
A luminosidade dum relâmpago, em
noite escura,
não passaria de pequena luz, se comparado
com o brilho incandescente do teu olhar.
 
Mulher
Um vulcão em plena atividade, não passará
de pequena chama,
no dia em que for comparado com a promessa
ardente dos teus lábios.
 
Mulher
Qualquer deserto sem fim, com suas delineadas dunas
é apenas simples miragem perante o traço firme
do teu colo.
 
Mulher
A flor mais bela e perfumada, símbolo da própria
beleza, ficaria sem graça,
se junto de si sentisse a harmonia dos traços do
teu corpo.
 
(Autor:Jota Santos)


17 de março de 2011

Os versos que te fiz- Florbela Espanca

OS VERSOS QUE TE FIZ

Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem para te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim para te oferecer

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!

Mas, meu Amor, eu não te digo ainda.
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz

Amo-te tanto! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!

Florbela Espanca

E não caminharei “de pensamento a pensamento”, mas de atitude a atitude.

O desconhecido nos aguarda ,
mas sinto que esse desconhecido é uma totalização
e será a verdadeira humanização pela qual ansiamos.
Estou falando da morte ? não , da vida.
Não é um estado de felicidade, é um estado de contato.


Clarice Lispector

A vida voa sem asas, a vida passa de graça !

(...)

cada momento que chega, é uma outra viagem
cada dia que nasce, só está aqui de passagem
muita gente como a gente, passou a vida na estrada
nuvem levada ao vento a vida é uma viagem ...


Alice Ruiz


A Falsa Emancipação da Mulher .


Actualmente, tem-se a pretensão de que a mulher é respeitada. Uns cedem-lhe o lugar, apanham-lhe o lenço: outros reconhecem-lhe o direito de exercer todas as funções, de tomar parte na administração, etc.; mas a opinião que têm dela é sempre a mesma - um instrumento de prazer. E ela sabe-o. Isso em nada difere da escravatura. A escravatura mais não é do que a exploração por uns do trabalho forçado da maioria. Assim, para que deixe de haver escravatura é necessário que os homens cessem de desejar usufruir o trabalho forçado de outrem e considerem semelhante coisa como um pecado ou vergonha. Entretanto, eles suprimem a forma exterior da escravatura, depois imaginam, persuadem-se de que a escravatura está abolida mas não vêem, não querem ver que ela continua a existir porque as pessoas procedem sempre de maneira idêntica e consideram bom e equitativo aproveitar o trabalho alheio. E desde que isso é julgado bom, torna-se inveitável que apareçam homens mais fortes ou mais astutos dispostos a passar à acção. A escravatura da mulher reside unicamente no facto de os homens desejarem e julgarem bom utilizá-la como instrumento de prazer. Hoje em dia, emancipam-na ou concedem-lhe todos os direitos iguais aos do homem, mas continua-se a considerá-la como um instrumento de prazer, a educá-la nesse sentido desde a infância e por meio da opinião pública. Por isso ela continua uma escrava, humilhada, pervertida, e o homem mantém-se um corruptor possuidor de escravos.

Leon Tolstoi, in 'Sonata a Kreutzer'( Compartilhado pelo site: http://citador.weblog.com/) imagem internet

Seja prudente. Faça tudo para ser feliz !

Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores, você
merece estar aqui... E mesmo que você não possa perceber,
a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino.

Portanto, esteja em paz com Deus como quer que você o
conceba e quaisquer que sejam seus trabalhos e as aspirações,
na fatigante jornada pela vida,
mantenha-se em paz com sua própria alma.

Apesar da falsidade, dos desencantos e agruras,
o mundo ainda é bonito.

Seja prudente. Faça tudo para ser feliz !

”Trecho de DESIDERATA, texto encontrado na velha Igreja de Saint Paul, Baltimore, datado de 1692“

16 de março de 2011

Um convite para você..


“Através do autoconhecimento, de repente desaparecem toda a escuridão e a separação em relação à existência. Sou um convite para você dar um corajoso salto no oceano da vida. Perca-se, pois esta é a única maneira de encontrar a si mesmo” OSHO

Então este é um convite para que você manifeste toda a sua Luz, com toda a sua Plenitude. Como diz o amado mestre OSHO, existem milhares de desejos, mas no que se refere a anseio, há apenas um, o de voltar para casa, de encontrar sua realidade. E nesse próprio encontrar, você encontra tudo o que tem algum valor: bem-aventurança, verdade, êxtase.

Ser feliz é uma arte!

Ser feliz é uma benção em nossas vidas, leia esta mensagem e reflita sobre sua felicidade:
1) Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.
2) Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!
3) Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança para ser feliz!
4) Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, o trabalho te ajuda a manter a dignidade. Acredite. Seu valor está em você mesmo, acredite nisso e você vai ser feliz.
5) Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias …
6) Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim, dar. Estenda sua mão.
7) Compartilhe. Sorria. Abrace. A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.
8) O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.
9) Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.
10) O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui!

(A.D)

O Evangelho no Lar


O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família, num determinado dia e hora da semana, para uma troca de idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar.
Não é nenhuma invenção do Espiritismo, mas uma prática ensinada pelo próprio Mestre Jesus, que se reunia com os apóstolos e seguidores na casa de Pedro, em Cafarnaum, noutras aldeias e no próprio Tiberíades, em torno dos sagrados escritos.  Conhecido também como Culto Cristão do Lar, o estudo do Evangelho é, ao mesmo tempo, um encontro fraternal do qual participam os espíritos familiares e demais interessados no progresso moral do grupo. Outros aproveitam para se esclarecer, também como nós. Conhecido também como Culto Cristão do Lar, o estudo do Evangelho é, ao mesmo tempo, um encontro fraternal do qual participam os espíritos familiares e demais interessados no progresso moral do grupo. Outros aproveitam para se esclarecer, também como nós. É uma das formas mais saudáveis de fraternidade, que começa na família através do diálogo sincero e do exercício da caridade. Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e de bençãos para o grupo familiar e para toda a área em que esteja instalado o lar que o pratique. 


http://www.casadocaminhosc.org/ 
Veja mais informações em: http://evangelhonolar.com/ 

Bullying, o mal do século .


Entramos no século XXI com diversas novidades, algumas boas outras ruins; entre as ruins podemos destacar sem sombra de duvidas o “Bullying”. Bullying, uma palavra que muitos países usam para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais praticados por uma ou mais pessoas contra outra(s), causando angustia, dentro de uma relação desigual de poder, a qual torna possível a intimidação da vitima.A palavra “Bully” é de origem inglesa e significa “valentão”. Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo; poder-se-ia dizer que é o desejo consciente de mal tratar uma pessoa e colocá-la sob aspecto de tensão. É um problema mundial, presente em todas as escolas e espaços comunitários, não estando restrito a nenhum tipo especifico de instituição ou local de convivência social.Para o presidente do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar, José Augusto Pedra, o fenômeno é uma epidemia psico-social e pode ter consequências graves. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Crianças e adolescentes que sofrem humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem ter queda do rendimento escolar, somatizar o sofrimento em doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. “Se observa também uma mudança de comportamento. As vítimas ficam isoladas, se tornam agressivas e reclamam de alguma dor física justamente na hora de ir para escola.”“Todos têm receio de que o filho seja alvo de humilhação ou brincadeiras de mau gosto por parte dos colegas, para citar exemplos da prática, mas poucos são os que se preocupam em preparar o filho para que ele não seja autor dessas atividades.”
Fiquemos com a questão 754 de O Livro dos Espíritos: A crueldade não derivará da carência de senso moral?
“Dize que o senso moral não está desenvolvido, mas não que está ausente; porque ele existe, em princípio, em todos os homens; é esse senso moral que os transforma mais tarde em seres bons e humanos. Ele existe no selvagem como o princípio do aroma no botão de uma flor que ainda não se abriu.“
Marcos Paterra
Fonte: duplavista - http://duplavista.com.br/arquivo/bullying-o-mal-do-seculo

Drogas: Como evitar que seus filhos a adotem..


A família é o primeiro grupo significativo a que pertencemos e talvez o mais importante.
Através dela, o indivíduo desenvolve o seu sistema de valores, crenças e atitudes.
Nas últimas décadas ocorreram intensas mudanças no comportamento social e sexual, o que leva muitos pais a se sentirem inseguros quanto a proposta ideal de educação.

Por outro lado, esta insegurança foi reforçada por algumas correntes da psicologia que preconizam a liberdade excessiva.

Os pais não encontram um referencial na educação que receberam, as vezes diferente e mais repressora do que a praticada hoje em dia.

Sentem-se que devem ser liberais e atualizados, mas perdem o rumo ao não estabelecerem limites aos filhos, que precisam de regras justas e adultos com mensagens claras sobre os valores a serem preservados.

Na adolescência, a "Turma" assume o lugar da família. Para ser aceito pelo grupo o jovem pode tentar qualquer desafio, mesmo que este lhe venha a ser prejudicial.

É neste vácuo que as drogas costumam ter sua vez. O quadro abaixo fornece algumas dicas simples e importantes de como os pais podem orientar melhor seus filhos.

Falar sempre com o seu filho e ouvir o que ele tem a dizer.
Saber animá-lo quando estiver triste ou deprimido
Dizer-lhe que o ama; beijá-lo e abraça-lo; reforçar a sua auto-estima, elogiando-o por suas realizações e atitudes positivas.
Estabelecer limites

Ter autoridade sem ser autoritárioDiscutir a importância de ser honesto.

Discutir assuntos de interesse do jovem, especialmente sexo e drogas.
Recompensar o bom comportamento e as notas boas com elogio e algum agrado especial.
Deve-se evitar projetar seus próprios desejos nas vidas de seus filhos: deixe-os serem eles mesmos, orientando-os para a escolha certa sem forçá-los.

Procure incutir-lhe valores ético-morais através da religião de escolha da família mas sem coerção.


Artigo extraído do jornal da tarde - SP na década de 90
Título : As relações saudáveis entre pais e filhos
de autoria da Psicóloga Maria H.B.B

Causas da Violência-Extraído do capítulo 9 do livro Renasce Brasil.



Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc... Infelizmente, o governo tem usado ferramentas erradas e conceitos errados na hora de entender o que é causa e o que é conseqüência. A violência que mata e que destrói está muito mais para sintoma social do que doença social.
Sabendo-se que o desrespeito é o principal causador de violência, podemos então combater a violência diminuindo os diferentes tipos de desrespeito: seja o desrespeito econômico, o desrespeito social, o desrespeito conjugal, o desrespeito familiar e o desrespeito entre as pessoas (a “má educação”). Em termos pessoais, a melhor maneira de prevenir a violência é agir com o máximo de respeito diante de toda e qualquer situação. Em termos governamentais, as autoridades precisam estimular relacionamentos mais justos, menos vulgares e mais reverentes na nossa sociedade. O governo precisa diminuir as explorações econômicas (as grandes diferenças de renda) e podar o excesso de “liberdades” principalmente na TV e no sistema educativo do país. A vulgaridade, praticada nos últimos anos vem destruindo valores morais e tornando as pessoas irresponsáveis, imprudentes, desrespeitadoras e inconseqüentes. Por isso, precisamos, também, restabelecer a punição infanto-juvenil tanto em casa quanto na escola. Boa educação se faz com corretos deveres e não com direitos insensatos. Precisamos educar nossos adolescentes com mais realismo e seriedade para mantê-los longe de problemas, fracassos, marginalidade e violência. Se diminuirmos os ilusórios direitos (causadores de rebeldias, prepotências e desrespeitos) e reforçarmos os deveres, o país não precisará colocar armas de guerra nas mãos da polícia para matar nossos jovens cidadãos (como tem acontecido tão freqüentemente). 

Valvim M Dutra
Extraído do capítulo 9 do
livro Renasce Brasil.

15 de março de 2011

Crescer !!Caminho para a paz interior!

Crescer... É ser cada dia um pouco mais de nós mesmos. É dar espontaneamente sem cobrar inconscientemente. É aprender a ser feliz de dentro para fora. É buscar no próximo um meio de nos prolongarmos. É sentir a vida na natureza. É entendermos a morte como natural da vida. É conseguir a calma na hora do caos. É termos sempre uma arma para lutar e uma razão para irmos em frente. É saber a hora exata de parar e buscar um algo novo. É não devanear sobre o passado, mas trabalhar em cima dele para o futuro. É reconhecer nossos erros e valorizar nossas virtudes. É conseguirmos nossa liberdade com equilíbrio para não sermos libertinos. É sabermos que nada nem ninguém é totalmente bom ou mau. É exigir dos outros, apenas o que nós damos a eles. É realizar algo edificante. É sermos responsáveis por nossos atos e por suas conseqüências. É entender que temos espaço de uma vida inteira para crescer. É nos amarmos para que possamos amar os outros como a nós mesmos. É assumirmos que nunca seremos grandes, mas que o importante é estarmos sempre em crescimento.

(A.D) imagem internet.

Aprendi e decidi !

Aprendi e decidi

E assim, depois de muito esperar,
num dia como outro qualquer, decidi triunfar...

Decidi não esperar as oportunidades e sim,
eu mesmo buscá-las.

Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.

Decidi ver cada deserto
como uma possibilidade de encontrar um oásis.

Decidi ver cada noite
como um mistério a resolver.

Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.

Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.

Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.

Deixei de me importar com quem ganha ou perde, agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer.

Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.

Aprendi que o melhor triunfo que posso ter,
é ter o direito de chamar a alguém de "Amigo".

Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".

Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha própria tênue luz deste presente.

Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.

Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...

Naquele dia, aprendi que os sonhos são somente para fazer-se realidade.

E desde aquele dia já não durmo para descansar...

Agora simplesmente durmo para sonhar.

(Walt Disney)
http://www.sonhofeliz.ezdir.net


14 de março de 2011

Ao ouvir seu coração


Ao ouvir seu coração, preste atenção ao recado,
pode ser que você tenha deixado de lado,
atitudes que valorizam a sua própria vida,
empurrando o destino para outras mãos,
abrindo caminho para o sofrer.

O coração responde de maneira discreta,
diferente da razão que grita e ordena,
o coração permite nossas viagens,
a construção de sonhos e até de castelos na areia,
porque sabe que muitos precisam
dessa chama dos sonhos,
mesmo que as ondas venham derrubar o castelo,
ainda assim, resta a imagem do que é a felicidade.

Todos que experimentam,
mesmo que por apenas um dia,
o amor e a conquista de um sonho,
jamais esquecem,
é como doce que comemos na infância,
é suave lembrança, é meta que vira objetivo,
é caminho que forma o destino.

Por isso, ao ouvir seu coração, preste atenção,
ele pode querer dizer:
ame com paixão,viva com intensidade,
respeite-se sempre,
mas, nunca deixe de sonhar e acreditar,
que hoje ainda, é sempre cedo para recomeçar,
e ser feliz...
Eu acredito em você


Paulo Roberto Gaefke ( Compartilhado do site )http://www.romantichome.net/aoouvirseucoracaoprg.htm
(Imagem internet)



 

Albert Einstein



"O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior."

Albert Einstein

Por - Rubem Alves

"... compreendi, então, que a vida não é uma sonata que, para realizar a sua beleza, tem que ser tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, que a vida é um álbum de mini sonatas. Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade. Um único momento de beleza e amor justifica a vida inteira".

Rubem Alves

Imagem-internet

"Não te deixes desiludir pelo mundo que te cerca. Saiba que és chamado a transformá-lo".

 Frei Betto


Por - Dadi Janki


Há uma conexão profunda entre pureza e paz. Quando há pureza, haverá paz. Se há impureza, haverá inveja, irritação e autoritarismo. Eu continuarei a justificar minhas reações negativas. A impureza me faz sentir que estou certo ao queixar-me sobre os outros e também reduz minha habilidade de tolerar as queixas dos outros sobre mim. Eu me chateio facilmente. No entanto, paz é a minha religião original. Paz se manifesta quando eu torno a pureza a minha mãe. Pureza me capacita a assimilar virtudes e a captar virtudes nos outros.

Dadi Janki

Transtorno de personalidade.



Transtorno de personalidade

 A personalidade é definida pela totalidade dos traços emocionais e de comportamento de um indivíduo (caráter). Pode-se dizer que é o "jeitão" de ser da pessoa, o modo de sentir as emoções ou o "jeitão" de agir.
Um transtorno de personalidade aparece quando esses traços são muito inflexíveis e mal-ajustados, ou seja, prejudicam a adaptação do indivíduo às situações que enfrenta, causando a ele próprio, ou mais comumente aos que lhe estão próximos, sofrimento e incomodação. Geralmente esses indivíduos são pouco motivados para tratamento, uma vez que os traços de caráter pouco geram sofrimento para si mesmos, mas perturbam suas relações com outras pessoas, fazendo com que amigos e familiares aconselhem o tratamento. Geralmente aparecem no início da idade adulta e são cronificantes (permanecem pela vida toda) se não tratados.
As causas destes transtornos geralmente são múltiplas, mas relacionadas com as vivências infantis e as da adolescência do indivíduo.
O tratamento desses transtornos é bastante difícil e igualmente demorado, pois em se tratando de mudanças de caráter, o indivíduo terá de mudar o seu próprio "jeito de ser" para que o tratamento seja efetivo.
DRA. ALICE SIBILE KOCH 

Sexo forte ..Texto de Solange Rech

Sexo forte
E dizer, mulher, que te julgaram provinda
da costela tortuosa do homem,
como um subproduto do macho,
a quem deves servir em respeitoso silêncio.

E dizer, mulher, que te compadeces
das limitações do teu consorte,
frágil espécime que se finge senhor
só para te subjugar, medroso.

E dizer, mulher, que fraca te aparentas,
tu, parte mais forte da estrutura humana,
para que teu companheiro se sinta invencível,
robustecido pelo teu aplauso.

E dizer, mulher, que, no rolar dos séculos,
escondeste habilmente a tua força intrínseca
para que os varões do teu convívio
não se sentissem confrontados com sua fraqueza.

E dizer, mulher, que, com superior humildade,
ouviste as reprimendas dos sermões dominicais
que te acusavam de ser templo do demônio,
instrumento de perversão dos homens de Deus.

E, dizer, mulher, que, apesar de tanta injustiça,
não rasgaste o livro de Gênesis
nem condenaste a estrutura injusta
que tenta fazer de ti um ser menor.

Pobre homem!
Tanto te teme que te amordaça!

Texto de Solange Rech

Imagem-- internet